A escassez de desenvolvedores continua sendo o principal desafio por dois anos consecutivos, segundo a Pesquisa Anual de Desenvolvedores de Software de 2023 Reveal
Dificuldades de comunicação e colaboração em equipes remotas e híbridas e queda na receita são outros grandes pontos problemáticos
Cranbury, NJ (23 de fevereiro de 2023) – Mesmo em meio às recentes demissões na indústria de tecnologia, recrutar desenvolvedores com as habilidades certas continua sendo o principal desafio para 2023, de acordo com a nova pesquisa Reveal com 2.228 desenvolvedores de software e profissionais de TI divulgada pela Infragistics hoje. Mais de um terço dos entrevistados (37,5%) indicaram que continuarão tendo problemas para encontrar desenvolvedores qualificados em 2023, com Engenheiro de DevOps, Desenvolvedor de Análise de Dados e Engenheiro de Segurança de TI identificados como os empregos mais difíceis de preencher.
Embora quase todos os desenvolvedores (88,8%) trabalhem com um designer ou equipe de design, quase metade do tempo de um desenvolvedor (43,4%) é gasto na codificação de um aplicativo, segundo a pesquisa. A falta de desenvolvedores qualificados está sendo resolvida pelo uso de ferramentas low-code/no-code em três quartos (76,8%) das organizações.
"A indústria continua a enfrentar uma luta para preencher cargos qualificados de desenvolvimento de software à medida que corremos para digitalizar o mundo dos negócios", disse Casey McGuigan, gerente de produto Reveal e Slingshot da Infragistics. "As organizações estão se voltando para novas soluções, como ferramentas de baixo código/sem código, que exigem pouca ou nenhuma codificação manual inicial para lidar com habilidades insuficientes, resolver problemas e economizar dinheiro."
Desenvolvedores enfrentam dificuldades de comunicação e colaboração em 2023
Outros pontos problemáticos importantes em 2023 são as dificuldades de comunicação e colaboração em equipes remotas e híbridas. Agora que muitas organizações mudaram para equipes remotas/híbridas e reduziram sua presença física com apenas 18,6% dos desenvolvedores de software e profissionais de TI trabalhando totalmente no local, surgiram dificuldades de comunicação e colaboração com os membros da equipe no novo ambiente digital.
Enquanto mais da metade dos entrevistados (57,9%) disseram que têm mais tempo para concluir projetos de trabalho devido ao tempo de deslocamento reduzido, quatro em cada dez (42%) têm problemas para acompanhar os projetos e um terço (31,9%) disse que é menos produtivo no ambiente híbrido.
Um terço dos desenvolvedores de software (31,5%) incorporou novos softwares para trabalhadores remotos/híbridos em 2022, enquanto lutavam para identificar as melhores maneiras de garantir a produtividade ideal. Mais da metade (54,4%) deseja usar uma ferramenta onde todos possam colaborar e resolver problemas. Outros 47,5% gostariam de automatizar fluxos de trabalho e processos e 43,7% preferem eliminar o compartilhamento manual de arquivos.
"O local de trabalho remoto/híbrido resultou em uma infinidade de problemas, pois os desenvolvedores de software instalaram novas ferramentas de colaboração online e buscaram maneiras de melhorar a produtividade", explicou McGuigan. "É aqui que as ferramentas de local de trabalho digital tudo-em-um beneficiam as organizações, eliminando a troca demorada de aplicativos, incorporando gerenciamento de projetos e tarefas, gerenciamento de conteúdo, colaboração, análise de dados e recursos de catálogo de dados, permitindo que as equipes gerenciem cargas de trabalho de forma mais inteligente, mantenham o controle dos prazos e tomem decisões de negócios mais inteligentes que são apoiadas por fatos concretos."
Desafios de desenvolvimento de software para 2023
Acompanhar a inovação em ferramentas de desenvolvedor, gerenciamento de carga de trabalho, ameaças de segurança e gerenciamento de projetos também foram identificados como pontos problemáticos para 2023.
A pesquisa Reveal descobriu que os desenvolvedores de software planejam utilizar melhor seus recursos em 2023, melhorando o gerenciamento de projetos (30%), melhorando a colaboração designer/desenvolvedor (30%), usando software que funcionará para desenvolvedores cidadãos (27%), utilizando equipe remota (25%) e incorporando um catálogo de dados/catálogo analítico (25%).
Outros grandes desafios em 2023 serão a incapacidade de acompanhar a inovação em ferramentas de desenvolvedor (27,7%), dificuldade com integração de terceiros (26,70%), dificuldades para gerenciar a carga de trabalho (26,2%), ameaças à segurança (26,10%), gerenciamento de projetos (26,10%) e expectativas do cliente muito altas (26%).
A análise incorporada ainda está em ascensão
A análise incorporada e a inteligência de negócios continuam a crescer em popularidade, com oito em cada dez desenvolvedores de software (80,8%) incorporando essas ferramentas de análise em seus produtos em 2022, um ganho de 3% em relação a 2021.
A demanda por análises incorporadas em aplicativos desenvolvidos para clientes também está crescendo, com 48% dos desenvolvedores incorporando análises em aplicativos clientes em 2022, em comparação com 30,8% em 2021. E 74,9% dos desenvolvedores de software esperam que o foco de sua organização em inteligência de negócios aumente em 2023.
"A análise incorporada ajuda os usuários finais a descobrir insights sem a ajuda de especialistas em análise de dados", disse McGuigan. "Mais e mais organizações adotarão ferramentas de análise incorporadas em 2023 porque são a chave para melhorar a produtividade, aumentar as vendas/receita, entender os problemas de negócios e tomar melhores decisões de negócios."
Os negócios sofreram uma desaceleração em 2022
Os dados mostram que houve uma ligeira diminuição no crescimento da receita, com apenas 18,8% dos entrevistados relatando um aumento na receita em 2022, em comparação com 25% em 2021. A porcentagem de desenvolvedores que assumiram novos projetos caiu ligeiramente em 2022, com 33,3% relatando novos empreendimentos, em comparação com 36,22% em 2021. Apenas um quarto (25%) expandiu-se para novos mercados, uma queda de 8% em relação ao ano anterior. Os pedidos de propostas também diminuíram em 2022, com uma diminuição de 12% em relação a 2021.
"As empresas de tecnologia se expandiram rapidamente durante a pandemia e, embora algumas estejam se reestruturando e apertando o cinto após a expansão excessiva, as iniciativas de transformação digital oferecem novas oportunidades de crescimento e receita", disse McGuigan. "Durante a desaceleração, as empresas continuarão investindo em infraestrutura de TI, aplicativos, experiência do cliente e iniciativas de transformação digital."
Os resultados da pesquisa Reveal 2023 podem ser encontrados aqui.
Sobre Infragistics
Infragistics fornece às maiores empresas do mundo ferramentas e soluções para acelerar o design e o desenvolvimento de aplicativos e promover a colaboração em equipe. Mais de dois milhões de desenvolvedores em todo o mundo usam Infragistics kits de ferramentas de UX e UI prontos para empresas para prototipar e criar rapidamente aplicativos de alto desempenho para nuvem, web, dispositivos móveis e desktop. Infragistics 'Reveal reimagina o que os usuários de negócios podem alcançar com a visualização de business intelligence de autoatendimento. App Builder apresenta eficiências de design para código durante a transferência de designer para desenvolvedor. Outro novo aplicativo, Slingshot, é a solução de local de trabalho digital que conecta todos com quem você trabalha a tudo o que precisam para realizar o trabalho. Infragistics clientes representam 100% do S&P 500, incluindo fornecedores globais de software que dependem de Infragistics quando a confiabilidade e o desempenho não são negociáveis.
###
Nota do editor: Os gráficos da pesquisa estão disponíveis mediante solicitação.
Contato com a mídia: Beth Brody
beth@brodypr.com908-295-0600