Ir para o conteúdo
Comparação Blazor x React: explore as tecnologias

Comparação Blazor x React: explore as tecnologias

Você deve escolher React ou Blazor? Descubra o estado do Blazor hoje e como ele se compara a um dos frameworks mais populares, React.

14min de leitura

Quando você pretende desenvolver aplicativos de página única com React, é necessário usar JavaScript. No entanto, quando você não quiser lidar com uma curva de aprendizado íngreme, uma biblioteca limitada que depende de bibliotecas externas que também trazem seus pacotes para o aplicativo, problemas repetitivos de desempenho e assim por diante – mude para Blazor.

A coisa boa sobre esta estrutura ao compará-la com React:

  • Ele aproveita os padrões mais recentes da web.
  • Ele não requer complementos ou plug-ins extras para a implantação Blazor do lado do servidor ou do lado do cliente com o WebAssembly.
  • O servidor e o lado do cliente são escritos em C#.
  • Você pode compartilhar bibliotecas e códigos com mais facilidade.

Para entender melhor as tecnologias, esta postagem do blog irá guiá-lo pelas principais diferenças entre Blazor e React, ajudando você a fazer uma escolha informada com base na experiência de sua equipe, complexidade do aplicativo, necessidades de desempenho e capacidade de manutenção a longo prazo.

Comparação rápida de Blazor vs React

O feedback da comunidade (por exemplo, no Reddit) normalmente reflete. NET dando as boas-vindas aos Blazor para reduzir a alternância de contexto de linguagem e simplificar a infra-estrutura. Enquanto os especialistas em front-end estão favorecendo React para flexibilidade, profundidade do ecossistema e ajuste de desempenho.

A verificação da realidade do desempenho mostra que: 

  • React normalmente vence na primeira carga, graças à sua carga útil fina e estratégias de carregamento lento.
  • Blazor WASM pode ser mais lento para inicializar, mas AOT (compilação antecipada) e otimização melhoram significativamente o desempenho do tempo de execução.
  • Blazor Server oferece carga inicial quase instantânea, mas precisa de conectividade constante e gerenciamento de estado do lado do servidor.

Mas aqui está o que você precisa saber.

React Blazor
TypeBiblioteca de front-end – concentra-se na interface do usuário do cliente e nas interações do seu site.Full Framework – client side (WASM) and server side (ASP.NET)
DeveloperLinkedinMicrosoft
LicenseMITApache
LanguageJavaScript/JSX/TypeScriptC#
PerformancePeso leve com ótimo desempenho.Os aplicativos do lado do cliente WASM têm uma carga inicial mais pesada. Altamente desempenho do lado do servidor.
Curva de aprendizadoCurva de aprendizado íngremeFácil de aprender
Suporte PWASimYes (Blazor WebAssembly)
RoteamentoSimSim
Http ClientNão incluídoSim
Injeção de dependênciaNão incluídoSim
Requer uma conexão ativa por clienteNoSim
Armazena o estado do componente no lado do servidor para cada clienteNoYes (Blazor Server)
Estilos com escopo definido para componentesSimSim
Static DeploymentSimYes (Blazor WebAssembly)
Server-Side RenderingSimSim
Otimizado para SEO / CrawlersSimSim
Tamanho do pacote12 KB compactados, mas apenas uma estrutura de renderização do cliente, não uma pilha completa.Mínimo para Blazor Server. Tão baixo quanto 393kb, até 780kb para .NET Framework em um aplicativo WASM do lado do cliente.
FerramentalCLI mais muitas opções de terceiros.CLI, Visual Studio e opções de terceiros.
Pronto para produçãoReact está pronto para produção hoje, com anos de implantações testadas em batalha de empresas como Uber, Drop Box, Twitter, PayPal, Netflix, Walmart e muito mais.Sim

Visão geral do Blazor– Estado/recursos atuais

Blazor é baseado em tecnologias da web que já existem, como CSS e HTML. Mas essa estrutura também permite que você use a sintaxe Razor e C# em vez de JavaScript para desenvolver uma interface de usuário da Web reutilizável e interativa.

  • Você pode fazer isso para aplicativos baseados em cliente implementados no WebAssembly.
  • E aplicativos do lado do servidor com ASP.NET.

Com o servidor e o cliente escritos em C#, ele permite que você compartilhe bibliotecas e códigos. Ele fornece uma plataforma para permitir o desenvolvimento de plataformas de aplicativos de página única contemporâneas e vibrantes ao usar o .NET.

O bom do Blazor ao compará-lo com o React é que ele aproveita os padrões da web mais recentes. Além disso, Blazor não requer complementos ou plug-ins extras para a implantação Blazor do lado do servidor ou do lado do cliente com o WebAssembly.

O que é WebAssembly?

WebAssembly é geralmente referido como Wasm para abreviar. É um padrão da web que pode ser executado em navegadores modernos. Ele traz diversidade de idiomas para a plataforma web. Diferente de JavaScript, HTML e CSS, o Wasm é um formato de instrução binária para programas executáveis projetado para ser mais rápido que o JavaScript e muito próximo das linguagens compiladas. Ainda é uma linguagem interpretada, mas foi projetada para ser interpretada por máquinas, não por humanos. O Wasm executa navegadores nativamente modernos.

Versions of Blazor

Os desenvolvedores têm duas opções ao desenvolver um aplicativo Blazor–Blazor Server, que é executado no contexto de ASP.NET no servidor, e Blazor Client, que é um modelo de execução WebAssembly do lado do cliente.

  • Blazor Server–ASP.NET Core Server é o host para aplicativos desenvolvidos em Blazor. Esta hospedagem é feita em ASP.NET Razor formato. Como os clientes em áreas remotas funcionam como thin clients, o servidor assume a carga pesada de processamento. Um navegador da web dos clientes baixa uma pequena página e atualiza sua interface de usuário. Isso acontece em uma única conexão. Este servidor foi lançado como parte do .NET Core 3.
Blazor Server Example with SignalR

  • Blazor WebAssembly– Nesse modo, os aplicativos de página única são baixados para o navegador da Web do cliente antes de serem executados. Aqui, o tamanho do download será maior em comparação com o servidor Blazor. No entanto, haverá uma diferença com base no aplicativo. Além disso, o processamento é feito inteiramente no hardware do cliente. O tempo de resposta rápido é o lado benéfico desse tipo de aplicativo. Como você pode entender pelo nome, a estrutura do lado do cliente não é escrita em JavaScript, mas em WebAssembly. Eles também podem ser usados juntos.
Blazor WebAssembly Example

Saiba mais sobre Blazor WebAssembly e por que ele tem muito burburinho.

Características principais

Como Blazor é relativamente novo , se você não está acompanhando os desenvolvimentos no ecossistema da Web da Microsoft, é possível que ainda não tenha ouvido falar Blazor.  No entanto, existem alguns equívocos comuns em torno Blazor, então vamos dar uma olhada no que Blazor traz para a mesa.

CSS e HTML

Uma pergunta que as pessoas costumam fazer quando abordam Blazor é sobre CSS. Quando Blazor usa modelos Razor para a criação de componentes, o resultado é renderizado em HTML no navegador. O CSS e o HTML gerados pelo Blazor não são diferentes do navegador do que outros CSS ou HTML. O significado é que você pode usar todos os recursos CSS que incluem pré-processadores como Sass, CSS Custom Properties e design responsivo em Blazor.

CSS Isolation

O isolamento de CSS faz parte do Blazor. Esse recurso ajuda a evitar conflitos de estilo entre bibliotecas e componentes Blazor, como Blazor Data Grid, etc. Esse recurso é gerado no momento da compilação. Durante esse tempo, Blazor se anexa a um identificador para seletores CSS que acompanham um atributo HTML.

Componentes de formulário

Blazor possui recursos extras para ajudar na geração de HTML, como entrada integrada e componentes de formulário. A tarefa comum de criar um formulário com validação é abstraída por esses componentes opcionais. No final, os componentes renderizam HTML padrão. Eles podem usar totalmente atributos HTML padrão, como aria-, id e class, para citar alguns.

Muitos engenheiros de software modernos veem Blazor como a personificação da próxima grande novidade em frameworks de front-end, especialmente quando ele tem como alvo WebAssembly em vez de JavaScript. Com Blazor, a Microsoft está multiplicando o burburinho em torno do WebAssembly, tornando muito simples para os desenvolvedores criarem aplicativos com ele em Blazor.

Ignite UI for Blazor e Blazor vs React

Como Blazor se compara ao React JS? Vamos dar uma olhada.

Visão geral do React– Estado/recursos atuais:

React é uma biblioteca JavaScript flexível, eficiente e declarativa, projetada para criar interfaces de usuário sofisticadas. É claro que, ao comparar React com Blazor, ambos compartilham o mesmo recurso de serem bibliotecas/estruturas do lado do cliente para aplicativos interativos e modernos do lado do cliente.

No entanto, aqui está o que o diferencia:

Criado para desenvolvimento de interface do usuário 

  • Permite que os desenvolvedores criem componentes de interface do usuário reutilizáveis, incluindo grades de dados, gráficos e outros de maneira mais eficiente.
  • Ideal para criar aplicativos da Web modernos do lado do cliente.

Agnóstico de idioma e plataforma

  • Usa principalmente TypeScript/JavaScript.
  • Desenvolvedores de outras origens podem pegá-lo facilmente.
  • React Native permite o desenvolvimento multiplataforma: crie aplicativos iOS, Android e Web com código compartilhado.

Criado para simplicidade e reutilização 

  • Desenvolvido pelo Facebook para simplificar tarefas de codificação que eram tediosas em estruturas anteriores, como Angular.
  • Promove uma arquitetura baseada em componentes, permitindo que os desenvolvedores dividam interfaces de usuário complexas e reutilizem o código com eficiência.

JSX/TSX para produtividade do desenvolvedor 

  • Usa JSX (JavaScript XML) — uma extensão de sintaxe que permite escrever código semelhante a HTML em JavaScript.
  • Facilita a criação de estruturas de código verificáveis e legíveis por máquina, melhorando o desempenho e a capacidade de manutenção.

Quando o Facebook desenvolveu React, outras tecnologias como Angular já estavam presentes. Naquela época, a maioria dos desenvolvedores era forçada a fazer muita codificação. Os desenvolvedores, que usam outras estruturas, enfrentam o desafio de retrabalhar a maioria dos códigos. Eles procuraram uma estrutura que lhes permitisse quebrar componentes complexos. Eles queriam reutilizar os códigos para terminar seus projetos em um ritmo mais rápido. React tornou isso possível para eles.

React Características principais

Embora o desempenho Blazor vs React seja importante, vamos revisar os principais recursos do React.

JSX

JSX, ou JavaScript XML, permite que os desenvolvedores escrevam HTML em React e coloquem esses elementos HTML no DOM sem nenhum método createElement() e/ou appendChild(). Quando compilado, o JSX converte tags HTML em elementos React. Embora não seja obrigatório, o uso do JSX facilita a gravação de aplicativos React.

Virtual DOM

React usa DOM virtual. Por sua vez, os desenvolvedores podem criar aplicativos com desempenho mais rápido ao fazer Blazor versus React comparação de desempenho. Ao desenvolver React, os criadores previram corretamente que atualizar o HTML antigo seria um processo caro e demorado. Com esse entendimento, eles criaram a ideia do Virtual DOM. Com esse recurso, a plataforma pode saber exatamente o que renderizar novamente ou quando não considerar algumas partes específicas do DOM. O motivo é que a plataforma pode identificar quando os dados foram alterados. Uma interface de usuário que reage prontamente é muito importante para fornecer a melhor experiência ao usuário.

Ignite UI for React e Blazor vs React

Comparando Blazor e React

Ao conversar com os desenvolvedores, realmente depende do que eles se sentem confortáveis em sua habilidade de desenvolvimento ao decidir sobre React ou Blazor.

  • Se você é um desenvolvedor .NET / Visual Studio, é lógico escolher uma estrutura full-stack como .NET e Blazor.
  • Se você é um desenvolvedor JavaScript experiente, pode escolher React, que é apenas uma biblioteca de interface do usuário e, em seguida, escolher outras bibliotecas para criar sua própria 'pilha de React'.

Tanto o Blazor quanto o React são ferramentas de código aberto e ambos têm imensa popularidade entre os desenvolvedores de aplicativos.

É Blazor melhor do que React então? Ao comparar os dois, a maioria dos testes frente a frente mostrará que React será carregado e renderizado mais rápido do que o Blazor porque, se você estiver comparando com Blazor como WASM, seu aplicativo está baixando todo o runtime do .NET junto com as bibliotecas DLL do aplicativo para o navegador. Isso dá a percepção (e a realidade pelo menos na primeira renderização) de que Blazor não consegue acompanhar o desempenho de React.

No entanto, isso não significa que Blazor seja lento, mas o tempo de download e renderização que os desenvolvedores de aplicativos experimentam no React será melhor. Se você levar em consideração toda a pilha de React de um aplicativo, seu aplicativo React poderá ter um carregamento inicial mais lento. Cada aplicativo é diferente, cada experiência será diferente. Blazor aplicativos de servidor podem exceder React desempenho.

Ao comparar Blazor WebAssembly vs. React, ambos são bons frameworks com um conjunto impressionante de recursos. Você descobrirá que a maioria dos desenvolvedores da Web oferece suporte a essas duas estruturas e está satisfeita com o desempenho de ambas. Portanto, ao fazer uma comparação Blazor versus React, você deve sempre fazer seus próprios testes e decidir o que funciona melhor para a experiência do seu aplicativo.

Should You Choose Blazor or React?

Tanto Blazor quanto React são ótimas opções para o seu próximo projeto. Tudo se resume a algumas considerações:

  • Você está disposto a lidar com alguns solavancos no caminho com uma estrutura mais recente como Blazor?
  • Você está disposto a mergulhar e aprender React para obter o benefício de uma biblioteca de interface do usuário madura?
  • Você é um desenvolvedor C# que deseja uma rampa de acesso mais fácil para aplicativos Web modernos no ecossistema Microsoft .NET?
  • Você é um desenvolvedor JavaScript experiente que gostaria de escolher sua própria pilha de bibliotecas para dar suporte ao desenvolvimento de aplicativos React?

Acreditamos que não importa qual você escolha, há compensações, mas você será capaz de criar experiências na web bonitas, rápidas e responsivas em qualquer uma das opções.

Na Infragistics, oferecemos suporte a ambas as estruturas. Visite nossas páginas Ignite UI for React e Ignite UI for Blazor para saber os detalhes de cada uma.

Read more: Blazor vs Angular Comparison.

Solicite uma demonstração