Ir para o conteúdo
Windows Presentation Foundation vs WinForms

Windows Presentation Foundation vs WinForms

O Microsoft Windows Presentation Foundation (WPF) é uma estrutura de interface do usuário para criar aplicativos cliente do Windows com experiências de usuário imersivas e intuitivas. É um subconjunto do Microsoft .NET Framework e foi introduzido pela primeira vez pela Microsoft como parte do .NET 3.0. Ele combina a interface do usuário do aplicativo, gráficos 2D, gráficos 3D, documentos e multimídia em uma única estrutura para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos ricos e interativos.

5min read

O Microsoft Windows Presentation Foundation (WPF) é uma estrutura de interface do usuário para criar aplicativos cliente do Windows com experiências de usuário imersivas e intuitivas. É um subconjunto do Microsoft .NET Framework e foi introduzido pela primeira vez pela Microsoft como parte do .NET 3.0. Ele combina a interface do usuário do aplicativo, gráficos 2D, gráficos 3D, documentos e multimídia em uma única estrutura para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos ricos e interativos.

Há muito tempo usamos o WinForms quando se trata de criar aplicativos de desktop. O WinForms fornece acesso aos elementos nativos da interface do Microsoft Windows encapsulando a API existente do Windows em código gerenciado. O WPF, por outro lado, é a nova plataforma para o desenvolvimento de aplicativos do Microsoft Windows, baseada no .NET Framework. Essa estrutura fornece um conjunto de classes claro, orientado a objetos e extensível que permite desenvolver aplicativos avançados do Windows.

.NET Framework e foi introduzido pela primeira vez pela Microsoft como parte do .NET 3.0

WinForms

Os aplicativos WinForms sempre foram usados para desenvolver aplicativos de desktop em que você deseja que toda a carga de processamento seja colocada na máquina cliente. Isso inclui tudo, desde desenho de aplicativos gráficos até sistemas de entrada de dados, sistemas de ponto de venda e jogos.

Abaixo estão alguns dos prós e contras de usar o WinForms ao desenvolver um aplicativo.

PROS

  • Extensa documentação pode ser encontrada na Internet
  • Muitos exemplos e testados exaustivamente por anos
  • Suporta WPF
  • Existem muitos controles de terceiros no mercado para facilitar o trabalho
  • O designer no Visual Studio ainda é, no momento em que escrevo, melhor para WinForms do que para WPF, onde você terá que fazer mais do trabalho sozinho com o WPF

CONTRAS

  • Projetar sua própria aparência em um aplicativo dá muito trabalho
  • Custo extra incorrido para comprar controles de terceiros

WPF

O WPF é um sistema de apresentação de última geração para criar aplicativos cliente do Windows com experiências de usuário visualmente impressionantes. Com o WPF, você pode criar uma ampla variedade de aplicativos autônomos e hospedados no navegador. Embora os lançamentos do WPF tenham ficado estagnados por um tempo, a Microsoft anunciou recentemente o roteiro futuro do WPF.

Abaixo estão alguns dos prós e contras de usar o WPF ao desenvolver aplicativos:

PROS

  • Estrutura poderosa de modelagem e esfola
  • Fácil de criar uma aparência própria
  • É muito flexível para que você possa redesenhar seus próprios controles sem comprar novos controles
  • É mais novo e, portanto, mais sintonizado com os padrões atuais de tecnologia
  • Suporta Windows Forms
  • O XAML facilita a criação e a edição da GUI e permite que o trabalho seja dividido entre um designer (XAML) e um programador
  • Possibilidade de vinculação de dados altamente avançada.
  • Usa aceleração de hardware para desenhar a GUI, para melhor desempenho
  • A capacidade de reutilizar o código existente
  • Declarative vs. procedural code

CONTRAS

  • Requires .NET Framework 3.0
  • Comparado ao Windows Forms, ainda em fases de evolução.
  • Requer placa de vídeo compatível com Dx9 para gráficos avançados

Quando usar o WPF e o WinForms

É claro que ambas as tecnologias têm prós e contras a serem considerados antes de desenvolver um aplicativo. A maioria dos argumentos em torno do uso do WPF se concentra no fato de que ele permite que você crie uma interface de usuário chamativa que pode ser facilmente criada com pouco esforço. Dito isso, o WPF não é apenas para aplicativos que exigem um pouco de "colírio para os olhos". Claro, o WPF tem muito suporte para visuais e animações. No entanto, isso não é tudo para que serve.

O WPF é uma plataforma especialmente boa para usar se seus aplicativos envolverem vários tipos de mídia. Por exemplo, é ótimo se você precisar incorporar vídeo, documentos, conteúdo 3D ou transições animadas entre uma sequência de imagens – ou uma combinação dos itens acima. O WPF também é ótimo se você precisar criar uma interface do usuário com skin, se precisar vincular a dados XML, carregar dinamicamente partes de uma interface do usuário de um serviço Web ou quiser criar um aplicativo da área de trabalho com um estilo de navegação semelhante ao da Web.

No entanto, o WinForms definitivamente ainda tem um papel a desempenhar. Se você estiver criando aplicativos sem a necessidade da extensa funcionalidade moderna do WPF, não há motivo convincente para deixar para trás uma plataforma testada pelo tempo e aprovada pelo desenvolvedor.  O WinForms certamente tem mais controles de terceiros disponíveis, recursos online e comunidades de desenvolvedores do que o WPF atualmente. Também é muito mais fácil encontrar desenvolvedores do WinForms do que desenvolvedores do WPF, e o WinForms atualmente tem uma experiência de tempo de design muito melhor no Visual Studio do que no WPF. Esse fato por si só é uma razão muito convincente para ficar com o WinForms.

O WPF é o sucessor natural do WinForms...

No final, a escolha entre WinForms e WPF depende dos requisitos do aplicativo. O WPF é definitivamente o novo garoto do quarteirão e o WinForms pode parecer velho e chato. No entanto, as opções de desenvolvimento dependem da situação e a Microsoft continua a fornecer e oferecer suporte ao WinForms, portanto, ele não desaparecerá tão cedo.

Então, os desenvolvedores do Windows devem abandonar o WinForms e adotar o WPF?

Nós dizemos, por que escolher um quando você pode ter o melhor de ambos? É sempre emocionante aprender coisas novas como desenvolvedor, especialmente técnicas relacionadas a gráficos, então o WPF é uma ótima ferramenta para aprender. No entanto, o WinForms é confiável e permanece incrivelmente poderoso. Daqui para frente, continuará a haver suporte para ambos, então aprender mais habilidades apenas adiciona outra corda ao seu arco.

Solicite uma demonstração