Ir para o conteúdo
O que é prototipagem e por que é importante?

O que é prototipagem e por que é importante?

Saiba o que é prototipagem e por que ela é importante. Indigo.Design especialistas explicam o processo de prototipagem e elaboram com exemplos, métodos de prototipagem e ferramentas a serem usadas.

6min read

Aqui está uma pequena voz começando a fazer toneladas de perguntas sobre um novo aplicativo que está em andamento:

Nossos clientes em potencial realmente gostarão deste produto? Ele atende às suas necessidades específicas como presumimos? A interface do usuário é elegante e simples para que nossos clientes vão adorar? E assim por diante...

Então, como você pode afastar essas incertezas e validar suas ideias e design?

O que é um protótipo?

Um protótipo é uma maquete da solução que você deseja criar. Você pode simular cada interação e visualização para que possa ser experimentada da mesma maneira que um produto totalmente desenvolvido sem envolver um desenvolvedor. Você pode mostrar todos os recursos que deseja incluir em seu aplicativo (ou qualquer tipo de solução nesse caso), validar sua ideia e verificar a estratégia geral de UX. A finalidade de um protótipo pode variar dependendo de suas necessidades e do estágio do projeto – cabe a você decidir como deseja usá-lo.

Os protótipos são construídos usando vários tipos de ferramentas, incluindo ferramentas do tipo Sketch para design e ferramentas de design de tela, para ferramentas completas e integradas de design para código. Alguns vêm com recursos de colaboração para ajudar as partes interessadas a ajudar com feedback, outros incluem ferramentas de ideação para ajudar a detalhar o wireframe inicial.

Os protótipos têm 4 qualidades principais:

Representação— A forma real do protótipo, como papel e celular, ou HTML e desktop.

Precisão— A fidelidade do protótipo, ou seja, seu nível de detalhe, polimento e realismo.

Interatividade— A funcionalidade aberta ao usuário — totalmente funcional, parcialmente funcional ou somente visualização.

Evolução— O ciclo de vida do protótipo. Alguns são construídos rapidamente, testados, jogados fora e substituídos por uma versão aprimorada (isso é conhecido como "prototipagem rápida"). Outros podem ser construídos e melhorados, evoluindo para o produto final.

Low Fidelity Prototyping Example

Um protótipo de baixa fidelidade, geralmente baseado em papel, fornece uma representação visual dos elementos de design de um produto final.

Um dos equívocos mais comuns sobre a prototipagem é que ela só precisa ser feita uma ou duas vezes no final do processo de design. Isso não é verdade. Um dos nossos lemas na Infragistics é "teste cedo e teste com frequência".

Como você pode ver, a prototipagem é um processo. Vamos mergulhar em um pouco mais de detalhes.

O que significa prototipagem?

A prototipagem é o processo de projetar uma experiência ideal para os usuários-alvo. Ele inclui vários estágios que ajudam designers, proprietários de produtos ou analistas de negócios a determinar as principais preocupações, incluindo necessidades do usuário, navegação, arquitetura de informações, usabilidade, acessibilidade, interface do usuário ou design visual.

Exemplo de prototipagem de alta fidelidade

As ferramentas modernas de prototipagem são dinâmicas e incluem a captura de tela do aplicativo proposto, transições, estilos de temas e muito mais para fornecer uma sensação real de como o aplicativo finalizado será e se sentirá.

Normalmente, sempre que projetamos algo, as iterações anteriores podem não ser muito boas. O design raramente é (ou realisticamente um "bom design" nunca é) um sucesso da noite para o dia, e é por isso que precisamos de prototipagem. E como muitas versões anteriores de protótipos são fracassos, vale a pena ter em mente os pensamentos de David Kelley, fundador da IDEO – uma empresa de design que promoveu o conceito de design centrado no ser humano e ficou famosa por lançar laboratórios de inovação e criar incubadoras pop-up:

'Falhe mais rápido para ter sucesso mais cedo' -

David Kelley, IDEO Founder

Tipos de prototipagem

Aqui estão duas maneiras amplas de olhar para a prototipagem:

  • Prototipagem de baixa fidelidade: rápida e barata, geralmente baseada em papel, permite uma visualização rápida do produto e normalmente não permite testes adequados pelos usuários.
  • Prototipagem de alta fidelidade: aparência realista e funcionamento da forma mais semelhante possível ao produto real antes do lançamento, interativo e fornecendo feedback significativo; Além disso, bom para demonstração na frente de potenciais investidores ou partes interessadas

Por que a prototipagem é importante

Um dos aspectos mais poderosos da prototipagem é que, quando bem feita, ela cria empatia pelo cliente. A esse respeito, projetar software não é diferente de projetar outros produtos ou estruturas que os humanos usarão ou habitarão.

Por exemplo, é fácil para um arquiteto ser pego pela grandeza de um edifício: torres imponentes, janelas do chão ao teto que brilham como uma joia ou layouts incomuns de salas e corredores que mostram a personalidade do designer. Mas sem empatia pelas pessoas que precisam morar ou trabalhar naquele prédio, esse grande projeto pode levar a um design ambiental ruim - deixando as pessoas tremendo em um local, com outras suando a poucos metros de distância. E essas janelas brilhantes podem trazer tanta luz solar que os trabalhadores não conseguem ver as telas de seus computadores.

Da mesma forma, projetar um software sem entender e ter empatia com as necessidades do cliente pode resultar em recursos desnecessários, fluxos de trabalho confusos, texto de tela ilegível e muitos outros problemas. A empatia com o cliente é o que ajuda os designers a garantir que o produto final não seja apenas bonito por fora, mas funcional e até agradável por dentro.

Para resumir as principais vantagens de criar um protótipo, elas incluem:

  • Isso economizará tempo e dinheiro
  • Você pode mostrar e testar seu conceito no grupo de usuários de destino
  • É uma referência útil para seus desenvolvedores
  • Ele pode servir como documentação para o seu projeto
  • Você tem a chance de trabalhar em conjunto com sua equipe em um artefato tangível, o que levará à geração de ideias melhores

Prototyping Tools

Existem vários tipos de ferramentas de prototipagem, dependendo da sua necessidade. Alguns se concentram no design front-end com wireframes, outros permitem testes de usuário e uma demonstração básica de fluxos de usuário, enquanto outros são totalmente integrados e permitem que você trabalhe com designs ou wireframes existentes de programas como Sketch, simule interações realistas e ricas do usuário, colabore com sua equipe, teste de usuário e gere código pronto para entregar aos desenvolvedores. A ferramenta que você selecionará dependerá dos objetivos do seu protótipo, da rapidez com que você precisa disponibilizá-la para testes com usuários, de quem trabalhará nela e de como ela precisa se integrar ao seu fluxo de trabalho.

Prototipagem com App Builder

App Builder é uma das ferramentas totalmente integradas, uma ferramenta completa de baixo código de design para código que integra prototipagem, sistemas de design, testes de usuários e muito mais. Você pode criar os melhores designs de UX e UI usando componentes reais de UI e transformar arquivos de design em código.

Interactive Prototype Example

App Builder permite animar o protótipo para que você possa ver as interações e os fluxos de usuário do protótipo em execução. Ele também inclui uma opção de colaboração para que você possa obter uma URL que pode ser compartilhada para testes de usabilidade remotos não moderados. Ou, se estiver satisfeito, você pode compartilhar a URL com o desenvolvedor que pode gerar código no Visual Studio Code com nosso plug-in Sketch.

Assista a este vídeo Como criar protótipos (Tempo: 2:51) para uma breve demonstração desses recursos.

Solicite uma demonstração