O que são Web Components: Tudo o que você precisa saber
Quer saber quais são Web Components, como elas se comparam às estruturas populares de desenvolvimento de aplicativos e descobrir os benefícios do uso dessas tecnologias? Leia abaixo.
Quando um desenvolvedor visualiza um site pela primeira vez, ele normalmente vê um modelo HTML que geralmente se parece com isto: <div><button onclick="doSomethingFunction">Click me</button></div>) + JavaScript + CSS
Mas trabalhar com HTML e JS pode ser difícil. Requer muito tempo, esforço e linhas de código que também são difíceis de manter. Especialmente quando você deseja fazer coisas complexas, como criar componentes de grade da web, tabelas e gráficos de componentes da web e muito mais.
É por isso que o TypeScript (ou JavaScript) e vários frameworks de aplicativos da web surgiram. Eles têm muitos recursos predefinidos que estão prontos para uso ao trabalhar em um novo projeto. Mas então vem o próximo desafio – a curva de aprendizado. Você deve dominar habilidades específicas de programação para poder usar frameworks como Angular, React, jQuery Blazor e desenvolver os componentes necessários.
Agora, essas coisas podem ser feitas sem uma estrutura ou sem ter que entender a complexidade por trás de todos os módulos, linguagens de codificação e integrações, graças ao Web Components.
Quais são Web Components?
Olá, mundo. Meu nome é Componentes... Web Components
Web Components é uma tecnologia HTML e JavaScript nativa do navegador usada para criar elementos de interface do usuário personalizados, como botões, widgets e muito mais, ou para criar telas, páginas e aplicativos inteiros. O que o torna ótimo é a funcionalidade encapsulada que é distinta do resto do código e também a reutilização do <html-element>. Essa modularidade permite que você utilize elementos individuais em qualquer lugar do seu projeto, construa mais do que apenas <hello-world></hello-world> de forma rápida e fácil e reduza o tempo de desenvolvimento.

Mas não confunda Web Components com uma estrutura ou uma biblioteca de renderização porque Web Components não se enquadra nessas categorias técnicas. É mais apropriado vê-lo como:
- APIs de navegador de baixo nível
- Interfaces de componentes padrão
- Experiência do usuário avançada e independente de estrutura
Considerado relativamente novo e introduzido pela primeira vez por Alex Russell na Fronteers Conference em 2011, o conceito de Web Components padrão evoluiu significativamente na última década, fornecendo aos desenvolvedores (especialmente novatos) uma maneira de simplificar a forma como eles criam aplicativos da Web modernos. Ao falar sobre Web Components, estamos realmente falando de três especificações diferentes nas quais se baseia:
Elementos personalizados– um conjunto de APIs JavaScript que permitem a criação de novas tags HTML, melhoram as existentes, definem o comportamento de elementos personalizados e expandem componentes criados por outros programadores para que correspondam melhor à interface do usuário. Os elementos personalizados têm sua própria semântica e marcação e existem sem estruturas de terceiros.
Shadow DOM– separa CSS e JavaScript e fornece encapsulamento. Dessa forma, você pode isolar a estrutura de marcação, o estilo e o comportamento de um elemento personalizado de outro código na página, garantindo que diferentes partes não entrem em conflito e, simultaneamente, mantendo o código limpo. Com a API Shadow DOM, você também pode anexar um DOM oculto a um determinado elemento.
Modelos HTML– usado nos elementos personalizados, o <modelo> permite criar modelos de marcação com conteúdo dinâmico que não são renderizados imediatamente no carregamento da página. Eles podem ser reutilizados várias vezes e são chamados durante o tempo de execução. Há também o chamado <slot> que facilita a forma como você gerencia o conteúdo de um elemento.
Por que usar Web Components?
Web Components está pronto para produção, mas continua a evoluir e progredir, para que os desenvolvedores possam obter ainda mais vantagens no futuro. Mas quais são os benefícios do Web Components? Aqui estão alguns pensamentos a serem lembrados se você ainda está se perguntando como exatamente eles podem aprimorar o desenvolvimento web moderno.
- Capacita a modularização e é interoperável
Usando o Web Components, você aproveita os elementos pequenos, reutilizáveis e modulares que se encaixam facilmente em aplicativos da Web e reduzem o tempo de desenvolvimento. Como é compartilhável entre si e não depende de nenhuma pilha de tecnologia, Web Components pode ser aplicado em muitos projetos escritos em diferentes estruturas. Por exemplo, isso permite que você alterne do seu projeto Angular para React.
- A renderização da interface do usuário acontece com menos JavaScript
Todas as partes do Web Components funcionam no navegador – de elementos personalizados a slots. O que é super útil, especialmente para o desenvolvimento de sites estáticos que não requer quase nenhuma quantidade de ferramentas e pode ser facilmente construído apenas com especificações.
- A batalha difícil quando se trata de aprendizado é minimizada
Desenvolvedores menos experientes podem começar a escrever código sem precisar aprender toda a biblioteca JavaScript. Web Components intervém para fornecer uma especificação que todos possam entender e aplicar na prática.
- Acessibilidade (a11y), é claro
O Web Components HTML é acessível porque os elementos internos personalizados podem estender elementos HTML nativos (entrada, seleção, botão). Ao fazer isso, eles herdam todas as funcionalidades e características.
- Delivers platform-independence
Desenvolvido usando HTML, CSS e JavaScript, Web Components não tem problemas para rodar em diferentes navegadores e há um nível satisfatório de suporte ao navegador com APIs estáveis. Web Components já foi adicionado ao Chrome e Safari (em 2016), Firefox (em 2018) e Edge (em 2020). A compatibilidade com versões anteriores de navegadores mais antigos, como Microsoft Edge e Internet Explorer 11, também é obtida usando polyfills baseados em JavaScript. Além disso, qualquer componente personalizado e widget criado com base nos padrões do Web Component pode ser usado com todas as bibliotecas ou estruturas JavaScript que trabalham com HTML.
- Offers encapsulation mechanism
O Shadow DOM do Web Components fornece um mecanismo de encapsulamento. Ele pode separar o estilo, o script e a marcação HTML, para que o conteúdo do componente não possa ser danificado de forma alguma por documentos externos. O que torna o desenvolvimento de front-end modular fácil e rápido.
Existem ótimos exemplos de Web Components na forma de uma biblioteca Web Components ou estruturas de componentes da web criadas por alguns dos maiores gigantes da tecnologia e nomes do setor. Conhecemos os componentes FAST da Microsoft, o Lightning Web Components desenvolvido pela Salesforce e, claro, o projeto Polymer do Google.
Os frameworks estão indo para a toca do coelho?
Perseguindo algo que é muito mais intrigante e simples... como Web Components?

Angular, React, jQuery e outras estruturas são tecnologias muito mais maduras. Eles estão presentes no mercado há muitos anos, enquanto os Web Components HTML são vistos como uma tendência emergente. Mas como podemos compará-los e como os desenvolvedores entendem a batalha Web Components vs Angular e Web Components vs React?
Primeiro precisamos começar afirmando que Web Components e Angular ou React são construídos com a ideia de resolver problemas diferentes. Embora as estruturas contemporâneas forneçam bibliotecas ricas que mantêm o DOM sincronizado com seus dados, Web Components permite o encapsulamento e fornece elementos interoperáveis que podem ser usados em diferentes projetos e plataformas.
As estruturas têm uma curva de aprendizado íngreme. Você precisa adquirir certas habilidades técnicas para usá-las corretamente e deve atualizar seu código, enquanto Web Components introduz uma abordagem modular para uma única linguagem de programação.
Um componente desenvolvido para uma determinada estrutura dificilmente se encaixa em outro. Com os frameworks que conhecemos, você precisa adicionar bibliotecas separadamente. O HTML Web Components, por outro lado, utiliza APIs da Web incorporadas ao navegador e é independente de estrutura.
O uso do Web Components apresenta algumas dificuldades de estilo, pois carece de recursos como vinculação de dados e gerenciamento de estado, que estão disponíveis com estruturas populares de desenvolvimento de aplicativos.
Os ecossistemas de React, Angular e o restante das plataformas de desenvolvimento de aplicativos amplamente adotadas são impressionantemente poderosos. Eles são suportados por grandes comunidades e são baseados em ferramentas e bibliotecas em constante evolução.
Certamente, cada um tem seus pontos fortes e fracos. A boa notícia é que o futuro tanto para frameworks quanto para Web Components é brilhante. Eles continuarão sendo atualizados e desenvolvidos ainda mais para que o desenvolvimento de front-end se torne cada vez mais simplificado e eficiente.
Com a ideia de fornecer ferramentas de desenvolvimento de ponta para aplicativos da Web modernos, lançamos a biblioteca Ignite UI for Web Components. Usando-o, você pode criar aplicativos Web avançados que se beneficiam do uso de componentes sem dependências em uma estratégia de desenvolvimento de aplicativos preparada para o futuro.
Se você também tiver ideias sobre novos recursos que devemos adicionar ao nosso Web Components, informe-nos postando suas solicitações e sugestões em nosso site de ideias de produtos.