Ir para o conteúdo
O que é o teste de automação da interface do usuário e por que você deve usá-lo?

O que é o teste de automação da interface do usuário e por que você deve usá-lo?

Então, o que é o teste de automação da interface do usuário? Bem, vamos começar dividindo, UI ou User Interface, é o front-end do seu aplicativo com o qual seus usuários interagem em suas telas.

4min read

Então, o que é o teste de automação da interface do usuário? Bem, vamos começar dividindo-o. A interface do usuário ou a interface do usuário é o front-end do aplicativo com o qual os usuários interagem em suas telas.

O que é teste de interface do usuário?

Qualquer coisa que o usuário provavelmente fará, poderá fazer ou puder fazer, ou muitas vezes mais importante, pode fazer, mas não deve ser capaz de fazer com seu aplicativo enquanto ele está em execução, faz parte da interface do usuário e, portanto, é um candidato a ser testado. Desde cada clique de um botão, até a entrada de dados. Você deseja testar não apenas o que se espera que funcione, mas também o que se espera que falhe.

Aqui estão alguns exemplos de cenários de áreas a serem testadas, o que acontece quando o usuário:

  • Adiciona uma nova linha a uma grade e insere todos os campos corretamente, salva os dados?
  • Cliques feitos, antes de todos os campos serem inseridos, isso permite que eles continuem?
  • Cliques cancelar, quando todos os dados são inseridos, ele descarta todos os dados?
  • Insere uma data de término anterior a uma data de início?
  • Depois de inserir uma série de valores, ele calcula os valores corretos?
  • Puxa para baixo um menu para selecionar um item para abrir um subformulário? O formulário correto abre?
  • Puxa um menu para baixo, eles só podem ver as opções de menu que são esperados ou permitidos?

Para cada bit de lógica que seu desenvolvedor adiciona para certificar-se de calcular os valores corretamente, adicionar dados, alterar dados, navegar em seu aplicativo, etc., deve ser testado. No estilo de desenvolvimento ágil de hoje, de entrega antecipada e melhoria contínua, uma mudança amanhã pode potencialmente quebrar as áreas testadas e aprovadas ontem. Então, como você lida com isso?

Teste manual?

Uma opção é, jogue as pessoas nisso, teste manual do IE. Peça a um conjunto de testadores que abra o aplicativo e tente interrompê-lo metodicamente. O que funcionará, mas quanto maior for o seu aplicativo e quanto mais alterações forem feitas, mais testes serão necessários. A cada alteração no aplicativo, ele pode acionar a necessidade de testar novamente grandes partes do aplicativo repetidamente. Isso pode ser uma quantidade cara de horas de trabalho, o que muitas vezes leva as pessoas a testar com menos frequência do que provavelmente deveriam.

Eu realmente preciso de testes?

O que leva à próxima opção, a abordagem do avestruz. Não temos tempo, dá muito trabalho escrever os testes, não podemos poupar as pessoas. Nós testamos antes, essas mudanças "não devem" afetar essa área do aplicativo, deve ficar bem. Você já ouviu ou disse essas desculpas antes? Para cada iteração de alterações que passam sem testar novamente seu aplicativo, isso pode deixar você com uma quantidade cada vez maior de dívida técnica. Áreas não testadas ou subtestadas do seu código que podem estar potencialmente em risco, o que, dependendo do aplicativo, pode ter ramificações dispendiosas.

Então, o que é o teste de automação da interface do usuário?

Então, de volta à pergunta original, o que é o teste de automação da interface do usuário? O teste de automação da interface do usuário é semelhante ao teste manual, mas em vez de fazer com que um usuário clique em seu aplicativo e verifique visualmente os dados. Você cria um script para cada caso de teste que deseja testar. Adicione uma série de etapas para o script seguir e verifique os dados como:

numboxCost.Set(5000.00)
numboxInterest.Set(5%)
btnCalculate.Click()

IF numboxTotal.GetValue() != 5250 THEN
    Report Error

Por que você deveria usá-lo?

Um plano de teste típico que um testador manual pode ter poderia facilmente ter de 20 a 100 testes por tela. Levando-os de algumas horas a dias para testar minuciosamente todos esses casos de teste. Muitas vezes, você pode escrever scripts de automação para testar a maioria, se não todos esses cenários. Que, quando você os executa, geralmente pode ser executado em minutos. Essa economia de tempo é mais do que apenas econômica no custo das horas de trabalho. Isso geralmente significa que você pode fazer com que os scripts automatizados sejam executados novamente com mais frequência. Em vez de esperar até pouco antes do lançamento para testar novamente seu aplicativo para ver se tudo funciona perfeitamente, você pode executá-lo após cada check-in.

No final, o que o teste de automação da interface do usuário faz é permitir que seus desenvolvedores "falhem mais rápido", o que é um componente-chave do desenvolvimento ágil. Ser capaz de identificar erros mais cedo, dando a eles e a você mais tempo para corrigir quaisquer problemas muito antes do seu lançamento. Dando a você e seus clientes maior confiança em seu produto final.

IG TestAutomation for HP
http://pt-br.infragistics.com/products/test-automation-hp-uft

IG TestAutomation for IBM RFT
http://pt-br.infragistics.com/products/test-automation-ibm-rft

Voice your suggestions today, for the products of tomorrow 
httsp://pt-br.infragistics.com/community/ideas

Solicite uma demonstração