Ir para o conteúdo
Not a Valid WIN32 App Error

Not a Valid WIN32 App Error

Aqueles de nós que passam nossas vidas profissionais desenvolvendo aplicativos do Windows já viram isso um milhão de vezes. Os usuários finais também estarão familiarizados com esse erro.

3min read

Aqueles de nós que passam nossas vidas profissionais desenvolvendo aplicativos do Windows já viram isso um milhão de vezes. Os usuários finais também estarão familiarizados com esse erro.

Qualquer pessoa que tenha passado algum tempo na década de 1990 baixando arquivos por meio de conexões dial-up (que poderiam ser facilmente desconectadas) também terá um arrepio de reconhecimento com esta mensagem. Aquele bip de um erro do Windows, aquela caixa de diálogo tranquilizadoramente vaga, o conhecimento de que agora você está praticamente perplexo. Mas o que exatamente significa o erro 'Não é um aplicativo Win32 válido'? E por que isso ocorre?

O que isso significa?

Resumindo, este erro está descrevendo um arquivo .exe corrompido do Windows. Por que exatamente isso ocorre, veremos em breve. Esse erro geralmente ocorre quando um arquivo executável está incompleto ou foi baixado apenas parcialmente da Web. Os desenvolvedores verão esse erro ao criar e executar aplicativos no IDE escolhido, geralmente quando houver um erro de DLL ou compilação.

Por que isso ocorre?

Há um grande número de razões para esse erro, e aqui está o cerne do problema. 'Não é um aplicativo Win32 válido' é basicamente um pouco complicado, um agrupamento de problemas que sofrem da mesma coisa - corrupção de arquivos. Somos capazes de detalhar um pouco as causas:

  1. Corrupção de arquivo: Normalmente, essa é a causa raiz. A corrupção de arquivos pode ocorrer quando um arquivo não foi baixado corretamente ou como resultado de um disco rígido corrompido.
  2. Extensão: Os arquivos executáveis têm a extensão de 3 letras '.exe'. Ocasionalmente, essa extensão pode ser alterada (devido a erro do usuário ou configuração incorreta) e pode resultar no erro Win32.
  3. Malware ou vírus: Várias formas de software de vírus e malware podem causar esse erro, corrompendo o arquivo executável em questão ou alguma outra parte do sistema de arquivos.
  4. Sistema operacional errado: Esse erro também pode ocorrer se um aplicativo Windows de 32 bits tentar ser executado em um ambiente Windows de 64 bits. Da mesma forma, isso pode acontecer se um aplicativo moderno for executado em uma versão muito mais antiga do Windows, como o XP.

Os desenvolvedores geralmente verão esse erro ao compilar seus aplicativos e executar o executável em uma plataforma diferente ou executar o arquivo sem os arquivos DLL (Dynamic Linked library, contendo bibliotecas compartilhadas) corretos presentes.

Possible Fixes

Para muitos, basta baixar novamente o arquivo em questão para resolver o problema. Causas mais sérias (unidades de disco corrompidas ou vírus) exigirão um pouco mais de trabalho. Executar um malware ou antivírus confiável e verificar a integridade do disco rígido são as melhores apostas.

Resolver esse erro em um ambiente de desenvolvimento é um pouco mais complexo, pois depende muito de como o aplicativo está sendo compilado. Como todo desenvolvedor sabe, os erros de depuração podem ser complicados até mesmo para a coisa mais simples. Então, por onde você começa? Aqui estão algumas coisas para tentar:

  1. Seja claro no Visual Studio se você estiver compilando para ambientes de 64 bits ou 32 bits. Muitas vezes, é melhor segmentar 'Qualquer CPU'.
  2. Se você estiver criando um aplicativo do Windows XP, certifique-se de definir o 'Conjunto de Ferramentas da Plataforma' como 'Windows XP (V110_xp)'. Qualquer pessoa que use o Visual Studio 2012 precisará da Atualização 1 para direcionar plataformas Windows mais antigas.
  3. Verifique qual versão do .NET seu aplicativo está usando. Versões posteriores (4.5) não oferecem suporte ao Windows XP ou Windows Server 2003.

Good luck

Solicite uma demonstração