Ir para o conteúdo
É Blazor o futuro do desenvolvimento web?

É Blazor o futuro do desenvolvimento web?

Para onde Blazor está indo? Como essa estrutura está mudando o cenário de desenvolvimento web agora? Em última análise, Blazor é o futuro? Saiba mais nesta postagem do blog.

7min read

O conceito de executar código C# no navegador não é totalmente novo. Nem mesmo quando a Microsoft criou e introduziu Blazor. A gigante da tecnologia já havia explorado ideias semelhantes com vários outros frameworks, como Silverlight ou MVC que usam C#. No entanto, o que distingue particularmente o Blazor Client do Silverlight e do MVC é que ele aproveita o WebAssembly como o ambiente de tempo de execução, permitindo que o C# seja executado diretamente no navegador sem plug-ins ou dependências.

Então, para onde Blazor está indo? E como isso está mudando o cenário do desenvolvimento web? Em última análise, Blazor é o futuro?

Try Ignite UI for Blazor

Quais são algumas das limitações atuais do Blazor?

Embora Blazor possa parecer o futuro para os desenvolvedores de C#, ele tem certas limitações das quais eles devem estar cientes. Eles incluem:

  • Tamanho de arquivo maior e uma quantidade significativa de código a ser baixado para o navegador do cliente.
  • Tempos de carregamento iniciais lentos, principalmente para aplicativos maiores ou usuários com conexões de internet mais lentas.
  • Navegadores mais antigos podem ter suporte limitado ou inexistente.
  • A experiência de depuração para aplicativos Blazor não é tão madura quanto a dos aplicativos JavaScript e tem menos funcionalidades.
  • O ecossistema e a disponibilidade de bibliotecas de terceiros para Blazor são limitados. Ainda assim, está evoluindo.
  • Blazor Server requer uma conexão constante com o servidor.
  • Não é particularmente adequado para aplicativos grandes e mais complexos, onde o desempenho é tudo.

What Makes Blazor Unique & Is Blazor the Future of Web Development?

Antes Blazor, aplicativos de página única e funcionalidades do lado do cliente eram normalmente implementados usando JavaScript – seja por meio de codificação JavaScript pura ou utilizando estruturas JavaScript como Angular ou React. Mas então o WebAssembly aconteceu. Blazor introduziu um novo conceito no desenvolvimento web, capacitando os desenvolvedores de Blazor a criar uma interface do usuário interativa com suas habilidades em C# e .NET, eliminando a necessidade de confiar apenas no JavaScript cada vez mais complexo.

Blazor WebAssembly

Em sua essência, o Blazor usa interoperabilidade JavaScript para que possa fazer qualquer coisa que o JavaScript possa. Usando-o, as equipes podem criar aplicativos muito complexos e obter boas características de desempenho e ótima experiência do usuário em todos os dispositivos. Com a lógica da interface do usuário do lado do servidor e do lado do cliente em vigor.

É o futuro para os desenvolvedores de C#, então? Sim. Substituirá Angular ou React inteiramente? Não.

Envisioning the Blazor Future

Aqui estão várias maneiras pelas quais essa estrutura trabalha para se tornar o futuro do desenvolvimento web:

Blazor cobre todas as necessidades de uma aplicação de spa

  • Runs in a memory-safe sandboxed environment

Isso garante várias vantagens críticas, como ótimo desempenho que permite que ele seja executado em uma velocidade próxima aos aplicativos nativos, isolamento, prevenção de vulnerabilidades relacionadas à memória, como estouros de buffer e outros.

  • Suporta todos os recursos de SPA necessários

Isso inclui arquitetura baseada em componentes, componentes, roteamento, manipulação de eventos, injeção de dependência – tudo necessário para uma experiência de desenvolvimento moderna.

  • Shorter development time

Com o recurso IntelliSense que simplifica o processo de codificação, fornecendo sugestões de código, componentes disponíveis, preenchimento automático e outras dicas relacionadas ao código para desenvolvedores Blazor.

  • Compatível com todos os navegadores

Além da capacidade de trabalhar no Chrome, Edge, Firefox, Opera, Safari, Blazor pode ser executado em navegadores mais antigos (não WebAssembly) via asm.js.

Diferenças de outras estruturas

  • Server-side & client-side code sharing

Com esse modelo de programação unificado, os desenvolvedores podem aproveitar seu conhecimento existente em C# e .NET em toda a pilha de aplicativos. O que os beneficia ainda mais, pois promove a reutilização do código.

  • Designed to be platform-independent

Blazor aplicativos podem ser facilmente implantados em computadores sem .NET, mas como arquivos estáticos. Isso permite que Blazor desenvolvedores criem aplicativos da Web executados em diferentes plataformas e dispositivos. Quer se trate de desktop, dispositivos móveis ou IoT, a flexibilidade que vem com o Blazor oferece possibilidades para criar aplicativos direcionados a vários ambientes com alterações mínimas de código.

  • Capacidade de escolher o modelo de hospedagem

Há um desenvolvimento de pilha completa disponível para desenvolvedores Blazor porque a estrutura dá suporte a modelos de hospedagem do lado do cliente e do lado do servidor. Com a hospedagem do lado do cliente, todo o aplicativo Blazor é executado no navegador, enquanto a hospedagem do lado do servidor executa a lógica da interface do usuário no servidor e envia atualizações da interface do usuário para o cliente.

Outras razões que tornam Blazor uma tecnologia tão grande com potencial crescente:

  • Blazor United que combina todas as tecnologias Blazor dentro do ecossistema .NET para simplificar o desenvolvimento de aplicativos Web do lado do cliente e do lado do servidor.
  • Melhorando o desempenho do WASM
  • Suporte completo à depuração no lado do servidor e depuração com algumas limitações no lado do cliente
  • Vinculação de dados com o HTML DOM (vinculação bidirecional limitada)
  • Server and client-side models
  • Server-side rendering (aka pre-rendering) for higher performance
  • Compilação antecipada
  • Scoped styles
  • Conexões WebSocket
  • Works offline (client-side WebAssembly only)
  • Funciona em todos os navegadores modernos, incluindo navegadores móveis
  • Blazor code has the same security sandbox as JavaScript
  • Usar a interoperabilidade JavaScript para chamar estruturas e bibliotecas JavaScript
  • Open source

Como Infragistics fornece um produto Blazor confiável

Nos últimos 2 anos, nossos clientes se tornaram cada vez mais interessados em Blazor como um produto em potencial que podem usar em seu conjunto de ferramentas. Mesmo os clientes que usam outros produtos como WPF ou React agora estão considerando Blazor. O número de pessoas que se inscrevem em nossos webinars focados em Blazor também está aumentando, com mais e mais pessoas de todo o mundo participando.

É por isso que a equipe está trabalhando incansavelmente para que nosso produto Blazor atenda a todas as necessidades de nossos clientes. Quer isso envolva adicionar novos componentes em um ciclo de lançamento contínuo ou atualizar nossas grades com novos recursos, é um processo constante no qual a equipe não poupa esforços.

O objetivo é ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos Blazor mais rapidamente com componentes C#. Investimos recursos na construção de produtos sólidos que nossos clientes desejam. Melhorando continuamente nossa biblioteca de Ignite UI para Blazor, incluímos 35+ componentes de Blazor nativos com 60+ gráficos de alto desempenho projetados para qualquer cenário de aplicativo, a grade de Blazor mais rápida do mercado, Blazor Dock Manager e muito mais. Também estão disponíveis os temas básicos Bootstrap, Fluent e Material. Além disso, um suporte completo para Blazor Server, Blazor WebAssembly e .NET 7.

E como nosso compromisso não termina aqui, sempre analisamos as tendências do setor e coletamos feedback dos clientes para que possamos oferecer melhores experiências de desenvolvimento:

  • Trazendo aprimoramentos de recursos e novos recursos, garantindo que Ignite UI for Blazor permaneça relevante e atenda às necessidades em evolução da comunidade de desenvolvimento Blazor.
  • Releasing updates regularly.
  • Investir na otimização do desempenho de Ignite UI for Blazor. Isso envolve analisar e ajustar o código subjacente para garantir renderização eficiente, interações suaves e consumo de recursos minimizado.
  • Manter documentação Blazor abrangente, referências de API, tutoriais e exemplos para orientar os desenvolvedores na utilização da biblioteca Ignite UI for Blazor com mais eficiência.
  • Garantir que nossa biblioteca de interface do usuário Blazor permaneça compatível com as versões mais recentes da estrutura e adaptá-la de forma a aproveitar todas as novas funcionalidades e otimizações.
  • Oferecendo suporte, assessoria técnica e troca de ideias em diferentes canais –GitHub, Discord, etc.

Em conclusão...

O JavaScript continua dominando uma grande comunidade de desenvolvimento que é bem versada em sua sintaxe, bibliotecas e estruturas. Isso é certo. Mas Blazor surgiu como uma estrutura alternativa para desenvolvimento web .NET e programadores que usam C#. Prometendo tornar os processos de desenvolvimento de aplicativos para eles mais rápidos, fáceis e eficientes, ele atende às suas necessidades e permite que eles aproveitem as habilidades técnicas existentes ao mesmo tempo.

O desempenho de Blazor aplicativos executados no navegador também está melhorando significativamente. Adicione o fato de que, à medida que o .NET evolui, Blazor pode se beneficiar de aprimoramentos e recursos introduzidos em versões mais recentes, pois está intimamente ligado a esse ecossistema. Com o WebAssembly, que possui um potencial tão grande, o futuro Blazor parece brilhante – com crescimento e adoção contínuos, tornando-o uma escolha viável para aplicativos críticos de desempenho no futuro.

Ignite UI Blazor

Solicite uma demonstração