Ir para o conteúdo
Blend para Visual Studio Workspace (XAML)

Blend para Visual Studio Workspace (XAML)

Esta postagem se concentrará no espaço de trabalho que o Blend fornece quando seu projeto está em XAML.

3min read

Já apresentei o Blend para Visual Studio e falei sobre modelos de projeto e modelos de item. Agora que você está pronto com seus modelos, é hora de entender melhor o espaço de trabalho de combinação. Este será o seu playground para projetar e criar algumas animações impressionantes.

Blend Workspace:

Blend-for-Visual-Studio-Workspace

Há dois espaços de trabalho padrão no Blend

  • Design Workspace
  • Animation Workspace

Você pode alternar entre os dois clicando em Janela > Espaços de trabalho ou por Ctrl+F11. Esses espaços de trabalho são personalizáveis para que você possa alterar a orientação do painel, encaixar ou flutuar ou redimensionar os painéis conforme sua necessidade. Você também pode alterar o tema de todo o espaço de trabalho clicando em Ferramentas > Opções > Espaço de trabalho > Tema.

Panels

Tools Panel

O painel Ferramentas contém as ferramentas mais úteis para projetar os elementos da interface do usuário. Algumas ferramentas que estão incluídas são Seleção, Seleção Direta, Pan, Zoom, Conta-gotas, Balde de Tinta , etc. Você notará que algumas das seções do painel de ferramentas têm um pequeno triângulo branco no canto inferior direito. Esta é uma indicação de que, se você clicar e segurar, terá opções adicionais de ferramentas relacionadas.

Assets Panel

O painel Ativos lista todos os controles, estilos, formas, mídia, categorias e locais. Os controles em ativos também incluem controles específicos Windows 8, como AppBar, GridView, FlipView etc. A caixa de pesquisa no painel de ativos é um recurso útil. Como alternativa, você pode acessar o painel Ativos no painel de ferramentas (o último botão), ele conterá seus ativos acessados recentemente.

Artboard:

A prancheta é a superfície de trabalho onde você projeta visualmente uma página do seu aplicativo. No canto superior direito, você encontrará os botões de visualização. Use-os para alternar entre Design, Código e visualizações divididas. No canto inferior esquerdo, você encontrará controles da prancheta como Zoom, Mostrar grade de ajuste, Ajustar às linhas de grade e Desativar o ajuste às linhas de ajuste. Saiba mais sobre o snap aqui.

Painel Objetos e Linha do Tempo:

O painel Objetos e Linha do tempo ajuda você a exibir a estrutura hierárquica dos objetos na prancheta. Você pode modificá-los diretamente arrastando-os de uma posição e soltando-os na posição desejada para formar a estrutura pretendida. Você pode adicionar animação ao seu aplicativo simplesmente criando um novo Storyboard clicando no botão +. Storyboards são contêineres que contêm linhas do tempo de animação. Saiba mais sobre como adicionar animações aqui.

Properties Panel:

Se você é um desenvolvedor do Visual Studio, o painel Propriedades não é uma coisa nova para você! É o local onde você exibe e modifica as propriedades de um objeto selecionado na prancheta.

Alguns outros painéis, você deve conhecer sobre:

  • Painel de projetos– Lista todas as informações sobre seu projeto. Semelhante ao Gerenciador de Soluções do Visual Studio
  • Painel de recursos: lista todos os recursos usados no projeto atual. Você pode arrastar o recurso para a prancheta para aplicá-lo a um objeto
  • Painel de resultados– O painel de resultados consiste em duas guias. Guia Erro– Exibe erros de compilação e análise. Guia Saída– Fornece informações de compilação quando você cria, recompila, limpa ou testa um projeto.

Resumo

Windows 8 foi reimaginado do chipset para a experiência do usuário e, portanto, exige que todos os desenvolvedores de aplicativos da loja sigam princípios rígidos de design de interface do usuário. Blend é uma ótima ferramenta para começar. Ele ajuda você a criar aplicativos impressionantes e também facilita a conexão de animações. Então vá em frente, sue os detalhes e crie um aplicativo rápido e fluido.

Solicite uma demonstração